•  ÍNDICE  •  FAQ  •  Pesquisar  •  Membros  •  Perfil  •  Entrar e ver Mensagens Particulares  •  Entrar •   Registrar •

Fêmea não bota
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    periquitos.com.br - Índice do Fórum -> Iniciante ao Hobby
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O que eu devo fazer?
1- esperar mais um pouco
100%
 100%  [ 4 ]
2- leva-la ao veterinario
0%
 0%  [ 0 ]
3- me livrar da periquita
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 4

Autor Mensagem
Vinicius

MensagemEnviada: Qua Set 13, 2006 12:39 am    Assunto: Fêmea não bota Responder com Citação

Olá Amigos quanto tempo!

Então faz dois meses e meio que a minha periquita fêmea começou a acasalar mas até agora ela não botou! Pelo que eu sei já era pra ela ter botado a tempos!Sua alimentação é perfeita , sera que esta ocorrendo algum problema com ela Question

Editado pela última vez por Vinicius em Seg Out 30, 2006 8:27 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
poetzs

MensagemEnviada: Sex Set 29, 2006 8:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Vinicius, seus periquitos são do tipo ingles? O casal foi formado e houve interesse de ambas as partes? Tive um casal que ficou junto 4 meses mas a fêmea recusou o macho. Não só não acasalou como acabou doente e morreu. São tantos os fatores envolvidos, como local da gaiola, espaço e tipo de ninho, idade e a presença ou não de outros periquitos (eles são aves de bando)...
Se houver a possibilidade de tentar outro companheiro e se ela está saudável mesmo, aumentariam as chances de uma cruza produtiva.

Até mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Vinicius

MensagemEnviada: Seg Out 30, 2006 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá obrigado pela resposta e desculpa pela demora a voltar a responder.

Meus periquitos são do tipo australiano. E vejo sim interesse no casal, o macho sempre canta , da comida a fêmea, é ativo. Ela canta, róe o ninho, é ativa. Trocam caricias os dois.

Na gaiola a espaço, nela há 5 periquitos contando com o casal. O local é um pouco movimentado, mas se de vez em quando eu vejo eles cruzando e mesmo assim após mais de dois meses ela não botou ainda ( sendo que tempos depois que cruza ela da sinais de que ira botar mas não bota nada) penso que o macho pode ser estéril ( tá ai uma grande falta de sorte ). Então dai uma gravidez psicológica da fêmea.

Mas se eles cruzam, mesmo que por poucas vezes, ela bota algum ovo certo? Question mesmo que alguns problemas apareçam no decorrer da gestação como, intervenções na gaiola, intervenções por parte dos outros casais de periquitos, brigas, mesmo com todos esses problemas que depois apareçam ela tem que botar certo Question

Na gaiola há 4 ninhos, não há brigas por parte das fêmeas por ele, exceto a curiosidade e ciúme que uma fica quando ve uma outra entrando no ninho então desce do puleiro e vai até a porta do ninho encher o saco.

Penso que por meu casal que esta cruzando estar vivendo numa gaiola com mais periquitos , penso que isso é ruim a eles então acho que eles criariam melhor sozinhos os dois numa gaiola comum. Por favor respondam as minhas perguntas para poderem me ajudar, debatam mais idéias Sad Sad Laughing
Reynaldo Garcia

MensagemEnviada: Ter Out 31, 2006 9:11 am    Assunto: Responder com Citação

Vinicius escreveu:
Olá obrigado pela resposta e desculpa pela demora a voltar a responder.

Meus periquitos são do tipo australiano. E vejo sim interesse no casal, o macho sempre canta , da comida a fêmea, é ativo. Ela canta, róe o ninho, é ativa. Trocam caricias os dois.

Na gaiola a espaço, nela há 5 periquitos contando com o casal. O local é um pouco movimentado, mas se de vez em quando eu vejo eles cruzando e mesmo assim após mais de dois meses ela não botou ainda ( sendo que tempos depois que cruza ela da sinais de que ira botar mas não bota nada) penso que o macho pode ser estéril ( tá ai uma grande falta de sorte ). Então dai uma gravidez psicológica da fêmea.

Mas se eles cruzam, mesmo que por poucas vezes, ela bota algum ovo certo? Question mesmo que alguns problemas apareçam no decorrer da gestação como, intervenções na gaiola, intervenções por parte dos outros casais de periquitos, brigas, mesmo com todos esses problemas que depois apareçam ela tem que botar certo Question

Na gaiola há 4 ninhos, não há brigas por parte das fêmeas por ele, exceto a curiosidade e ciúme que uma fica quando ve uma outra entrando no ninho então desce do puleiro e vai até a porta do ninho encher o saco.

Penso que por meu casal que esta cruzando estar vivendo numa gaiola com mais periquitos , penso que isso é ruim a eles então acho que eles criariam melhor sozinhos os dois numa gaiola comum. Por favor respondam as minhas perguntas para poderem me ajudar, debatam mais idéias Sad Sad Laughing

Vinicius,

O fato dos pássaros estarem cruzando não implica que a fêmea deva botar. O contrário também é verdade, eles não precisam cruzar para ela botar.
No caso dos seus pássaros, acredito que temos três possíveis causas para ela não botar:
1) A fêmea é muito nova.
2) A fêmea não se sente segura em procriar devido a presença de outros pássaros.
3) A fêmea simplesmente não bota. É difícil, mas acontece. Ela não reproduz, deve-se trocar a fêmea.

Note que em momento algum citei o macho como causador, ele só entra como principal suspeito em caso de ovos vazios, mas esta é outra história...

Reynaldo
Vinicius

MensagemEnviada: Qui Nov 02, 2006 10:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal

Obrigada pelas respostas.

A minha fêmea é bem madura e esses dias atrás devido a uma disputa entre machos, que não pude evitar, pra ver quem ficaria com ela, o periquito que cruzava com ela sempre perdia, então o macho intruso pegou ela a força dele e agora parece que eles estão namorando ainda que confusamente. Então para que aja uma reprodução é melhor eu deixar ela com esse novo macho ou com o outro periquito Question . Ela ainda vive na mesma gaiola que os outros periquitos.

Desde já agradeço pelas respostas que receber
osimbr

MensagemEnviada: Sex Nov 03, 2006 12:23 am    Assunto: Responder com Citação

Separe seus periquitos em gaiolas diferentes Smile
Coloque um casal por gaiola! As chances de sucesso serao bem maiores.
Wink
[]s!
Vinicius escreveu:
Olá pessoal

Obrigada pelas respostas.

A minha fêmea é bem madura e esses dias atrás devido a uma disputa entre machos, que não pude evitar, pra ver quem ficaria com ela, o periquito que cruzava com ela sempre perdia, então o macho intruso pegou ela a força dele e agora parece que eles estão namorando ainda que confusamente. Então para que aja uma reprodução é melhor eu deixar ela com esse novo macho ou com o outro periquito Question . Ela ainda vive na mesma gaiola que os outros periquitos.

Desde já agradeço pelas respostas que receber

MensagemEnviada: Seg Nov 13, 2006 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos. Tenho um viveiro no meu sítio e os periquitos são criados junto com Manons. Atualmente são 4 periquitos e 3 manons. Entre os periquitos um é filhote do casal mais antigo. A fêmea pôs seis ovos e quatro filhotes já nasceram na semana passada. Todos vivem em total harmonia juntos e a fêmea é muito cuidadosa não permitindo que nenhum outro pássaro se aproxime do ninho. Quando esse casal mais antigo vivia em gaiola ela nunca chocou os ovos. Essa fêmea está conosco 6 anos.
Espero que vc possa tirar daí alguma conclusão.
Abçs.
Vinicius

MensagemEnviada: Seg Dez 11, 2006 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá a todos

Algumas semanas atrás eu coloquei essa minha fêmea numa gaiola separada do viveiro e com um ninho, eu coloquei ela com o macho que a ganhou a força, (pois o macho que a namorava e a perdeu agora esta namorando a fêmea desse macho) , com isso eu percebi que ela começou a frequentar constantemente o ninho e sua cloaca inchou, ela ficava horas dentro do ninho sendo quase nunca era perturbada pelo macho (que bom) o macho somente entrava para alimenta-la.

Fiquei desconfiado de que até que enfim ela iria botar, após 3 meses sendo que ja faz 1 mês que ela não cruza. Então ontem ao inspecionar ao ninho tive a grata felicidade de ver que ela botou Exclamation Um ovinho tão pequenininho

Mas infelizmente pela minha inexperiencia com manuseio de ovos, acabei causando um dano ao ovo, um pequeno amaço na casca, sem vazar nada, e coloquei o ovo de volta a dona, tenho certeza que ele foi posto ontem dia 10/12 , e tambem tenho a certeza de que esses ovos que estão por vir estão inférteis, pois se faz tanto tempo que ela cruzou e os vi cruzando tão poucas vezes concerteza a fertilidade do ovo ja se foi... ou não Question

Ela que pena só começou a botar depois que eu a tirei de junto dos outros periquitos, acho que não confiava neles agora vai botar Aleluia Exclamation Exclamation Exclamation mas então hoje quando fui espiar o ninho conferi que o ovo havia sumido, e no fundo da gaiola vi que havia gemas de ovo e casca pra todos os lado, pergunto: sera que foi ela que fez isso Question qual o motivo Question por favor me respondam. Acho que pelo fato de eu ter fuçado no ovo e ter quase quebrado ele ela perdeu a confiança nele e seus instintos indicaram que o ovo ja tava morto, por favor debatam idéias Exclamation Wink

E mais uma pergunta ja que espero mais um ovo pra amnhã ja que a fêmea não sai do ninho, que horas se é a tarde , a noite, de manha , que as fêmeas mais botam Question

Desde já agradeço as respostas que vier
Mauricio Dias

MensagemEnviada: Ter Dez 12, 2006 11:55 am    Assunto: Responder com Citação

Vinicius,
Acho prudente vc separar os periquitos aos casais em gaiolas (como já te aconselharam), ou comprar um viveiro maior.
No meu viveiro o casal que há pouco teve cria já está com nova cria saindo do ninho. Na semana passada mais dois filhotes sairam do ninho e mais dois sairão nesta demana. O estranho é que a fêmea da ninhada anterior, que eu não sabia o sexo até então, pôs um ovo e está chocando junto com dois Manons. Sabe-se que Manons são excelentes pais adotivos, mas chocar junto com outra espécie é demais.
Reynaldo Garcia

MensagemEnviada: Qui Dez 14, 2006 2:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Vinicius escreveu:
Olá a todos

Algumas semanas atrás eu coloquei essa minha fêmea numa gaiola separada do viveiro e com um ninho, eu coloquei ela com o macho que a ganhou a força, (pois o macho que a namorava e a perdeu agora esta namorando a fêmea desse macho) , com isso eu percebi que ela começou a frequentar constantemente o ninho e sua cloaca inchou, ela ficava horas dentro do ninho sendo quase nunca era perturbada pelo macho (que bom) o macho somente entrava para alimenta-la.

Fiquei desconfiado de que até que enfim ela iria botar, após 3 meses sendo que ja faz 1 mês que ela não cruza. Então ontem ao inspecionar ao ninho tive a grata felicidade de ver que ela botou Exclamation Um ovinho tão pequenininho

Mas infelizmente pela minha inexperiencia com manuseio de ovos, acabei causando um dano ao ovo, um pequeno amaço na casca, sem vazar nada, e coloquei o ovo de volta a dona, tenho certeza que ele foi posto ontem dia 10/12 , e tambem tenho a certeza de que esses ovos que estão por vir estão inférteis, pois se faz tanto tempo que ela cruzou e os vi cruzando tão poucas vezes concerteza a fertilidade do ovo ja se foi... ou não Question

Ela que pena só começou a botar depois que eu a tirei de junto dos outros periquitos, acho que não confiava neles agora vai botar Aleluia Exclamation Exclamation Exclamation mas então hoje quando fui espiar o ninho conferi que o ovo havia sumido, e no fundo da gaiola vi que havia gemas de ovo e casca pra todos os lado, pergunto: sera que foi ela que fez isso Question qual o motivo Question por favor me respondam. Acho que pelo fato de eu ter fuçado no ovo e ter quase quebrado ele ela perdeu a confiança nele e seus instintos indicaram que o ovo ja tava morto, por favor debatam idéias Exclamation Wink

E mais uma pergunta ja que espero mais um ovo pra amnhã ja que a fêmea não sai do ninho, que horas se é a tarde , a noite, de manha , que as fêmeas mais botam Question

Desde já agradeço as respostas que vier

Vinicius,

Normalmente os ovos não devem ser manuseados. Para que voce manuseou o ovo? O fato de voce nao te-los visto cruzando nao significa que eles nao estao cruzando, duvido muito que os ovos nao estejam galados haja vista que sao australianos e nao padrao ingles... Olhe apenas o ninho para inspeçao uma vez no final do dia e pronto, deixe-a em paz que ela voltara a botar normalmente. 1 vez no final do dia e pronto, lembre-se disso.
Vinicius

MensagemEnviada: Qui Dez 14, 2006 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Reginaldo

Eu por não me conter olhei o ovo só para checa-lo, ver como era, mostrar as pessoas. E devido a isso como ja disse eu acabei causando um amassado na casca do ovo, com isso o filhote tem chandes de nascer Question e mesmo que a fêmea tenha segurado a saida dos ovos quando vivia no viveiro por desconfiança e ela tenha ficado um bom tempo sem acasalar os ovos estarão fecundos Question

Com relação a abrir o ninho, a partir de hoje só abrirei no final do dia, pois sei que ela não gosta. Há ela muitas vezes sai fora do ninho supostamente pára acasalar e facilitar a fecundação dos ovos, pois li isso num site, mas ela nunca é corespondida e olha que vejo ela se insinuando demasiadamente para o macho mas pareçe que eles não se tocam Exclamation por tudo isso acho que os ovos ( hoje ela botou o terceiro sendo que o primeiro ela jogou fora do ninho ) não estão fecundados.

Agradeço aos conselhos que receber
Vinicius

MensagemEnviada: Sáb Dez 23, 2006 10:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá

Hoje a minha fêmea botou o sétimo ovo Exclamation Exclamation Exclamation Estou muito surpreso pois ouvi fala que a primeira postura da fêmea geralmente é pequena de 3 a 5 ovos e hoje ela botou o sétimo. Ela já botou 7 mas tem somente 5 ovos no ninho pois os dois primeiros quebraram e secaram. Não tenho muita esperança de que esses ovos estejam fecundados mas tudo esta ocorrendo do modo certo, se nascesse seria uma festa pra mim. Agora só resta esperar.
Vinicius

MensagemEnviada: Dom Jan 07, 2007 9:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Felicidades Exclamation Exclamation Exclamation Very Happy

Hoje nasceu a terceira cria de 5 ovos que a minha fêmea chocou Exclamation Very Happy Tudo esta ocorrendo perfeitamente, todos os filhotes estão sendo alimentados pelos pais e ja vejo que a cria do meio (hoje com 3 dias) tem olhos vermelhos Exclamation Twisted Evil Torço para que seja um periquito alecriano. Daqui a dois dias espero mais um nascimento, mas com relação a esse ovo não tenho tanta esperança pois ele tem uma leve escoriação feita logo que o primeiro filhote nasceu. Rolling Eyes

Torço muito para que tudo continue ocorrendo perfeitamente e não vejo a hora de as penas dos filhotes começarem a crescer para eu ter uma idéia de que cor seram os periquitos Very Happy

Very Happy Very Happy Very Happy
Vinicius

MensagemEnviada: Qui Jan 25, 2007 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Felicidades!!!

As três crias continuam a crescer, em ordem uma cria ta com 22 dias as outras respectivamente com 20 e 18. Ambas ja possuem penas exceto um pouco na barriga e fico muito feliz com a revelação de qual sera a cor deles. Que vem acontecendo aos poucos. A primeira pelo q vejo sera um celeste esverdeado de face amarela. A segunda é 100% albina e a terceira parece que sera mauva opalina (não tenho certeza mas parece q sera um cinza azulado). Agora só me resta esperar e ter pasciencia. Com as crias grandes e crescendo as penas do rabo a mãe nem fica masi dentro do ninho até dorme fora e o pai é bem companheiro.

É uma pena que eu não consiga colocar fotos no site, seria bem legal. Very Happy
osimbr

MensagemEnviada: Dom Jan 28, 2007 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação

que bacana x)
fico feliz por voce Very Happy
Ainda espero ansiosamente que as femeas que tenho botem!

[]s!
Novo Tópico   Responder Mensagem    periquitos.com.br - Índice do Fórum -> Iniciante ao Hobby Todos os horários são GMT - 3 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.