Quem tem convênio médico pode usar o SUS?

Mesmo tendo plano de saúde, é claro que alguns cidadãos podem precisar do Sistema Único de Saúde (SUS).

A razão pode ser porque o atendimento do convênio não é tão bom, porque seus hospitais ficam longe ou mesmo porque o mal-estar é tão grande que é melhor procurar um posto de saúde, já que ele tende a estar mais perto.

Porém, quem tem convênio médico pode usar o SUS? Existem brasileiros que têm essa dúvida e que ficam ainda mais amedrontados de procurar por um hospital público porque os próprios funcionários dizem que não podem atendê-los, mas isso não procede.


O SUS é para todos?

imprimir cartão do sus

Qualquer cidadão pode ser atendido pelo Sistema Único de Saúde, tendo ou não convênio médico, sendo ou não uma emergência.

Contudo, dependendo de qual seja o procedimento ou o tratamento, o plano de saúde terá de pagar ao sistema público.

Imagine-se uma pessoa que precisa de tratamento para câncer e um hospital público pode fornecê-lo, já que o plano de saúde tem burocracia demais ou não tem aquele remédio determinado.

Se a pessoa for atendida pelo SUS, o plano de saúde terá de pagar essas quimioterapias: caso contrário, ela receberia as mensalidades do paciente, não teria gasto e o sistema público ficaria no prejuízo.

Para consultas no pronto-socorro, nas quais os tratamentos são básicos e não é preciso internação, esse tipo de reembolso pode nem ser exigido.

Ressalta-se: qualquer brasileiro que procurar o SUS é atendido e se algum funcionário negar o atendimento por causa do plano de saúde, pode-se chamar a polícia.


O que é preciso para usar o SUS?

As pessoas que não têm registro nos SUS também são atendidas nas situações de emergência, como no pronto-socorro.

É necessário somente estar com algum documento pessoal com foto, preferencialmente o RG; para os menores de idade, deve haver algum responsável com o seu documento e com o do menor.

Os postos de saúde fazem um cadastro informatizado, inclusive com a razão para que a pessoa tenha procurado o pronto atendimento.

Mesmo tendo plano de saúde, a pessoa poderá fazer um cartão do Sistema Único de Saúde, perguntando sobre ele no lugar onde foi atendida. É possível, inclusive, imprimir cartão do SUS online.

Os cidadãos com plano de saúde podem ser vacinados nos postos de saúde: eles devem ter carteira de vacinação (podendo fazê-la no dia da vacina também) e documento, não precisando cartão do SUS.

One thought on “Quem tem convênio médico pode usar o SUS?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *